logo
como ter uma casa sustentável

Como ter uma casa sustentável

A preocupação com a preservação do meio ambiente é cada vez mais necessária na atualidade. Assim, ter uma casa sustentável é uma atitude consciente e sintonizada com o futuro. Ao adotar medidas para a redução de impactos ambientais, você colabora para um mundo mais sustentável e com melhores perspectivas para as futuras gerações.

Porém, aplicar medidas sustentáveis não colabora apenas na diminuição de impactos ambientais, elas também ajudam na economia financeira. Afinal, ao economizar recursos ambientais, você consome menos e gasta menos. Para isso, basta mudar alguns maus hábitos e buscar alternativas mais econômicas e sustentáveis.

E tem mais: casas sustentáveis são mais confortáveis. Diferente das construções comuns, elas são formadas de ambientes mais agradáveis aos olhos e tranquilos. Esse efeito é perceptível tanto na área interna quanto na área externa da residência. São casas mais arejadas, com melhor iluminação natural e que trazem mais qualidade de vida.

Continue a leitura e confira como ter uma casa sustentável!

Como reduzir o consumo de água e energia?

Tomar banhos mais rápidos, usar a máquina de lavar somente quando estiver cheia, fechar a torneira quando não estiver usando… Todo mundo já conhece algumas medidas básicas para economizar água e energia. Mas como construir uma casa sustentável que efetivamente consuma menos água e energia?

Economizando energia

A primeira coisa a se pensar é na iluminação da sua casa. Aproveite ao máximo a luz natural. 

Antes de construir sua casa sustentável, faça o seu projeto pensando na incidência do sol para saber qual é a melhor direção dos telhados e janelas. Invista em janelas e painéis de vidro para deixar a iluminação do sol entrar ao longo de todo dia. Também é possível instalar algumas telhas de vidro para criar pontos de luz no telhado.

Durante a noite, use lâmpadas de LED, elas consomem menos energia, iluminam melhor e duram mais do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Para você entender melhor, uma lâmpada LED consome em torno de 7W, enquanto lâmpadas fluorescentes e incandescentes consomem aproximadamente 15W e 60W respectivamente.

Outra maneira de reduzir de maneira considerável o consumo de energia, é instalar sensores de presença. Eles acendem e apagam as luzes quando percebem algum movimento e são ótimos para evitar que as lâmpadas sejam esquecidas acesas. Faça a instalação destes sensores onde não é necessário ter iluminação constante, como em corredores, jardins e garagem.

Economizando água

Além de reduzir o consumo diário de água, é possível aproveitar a água da chuva para a irrigação de plantas, limpeza de áreas externas, limpeza do carro e para a descarga dos vasos sanitários. 

Para fazer a captação de água da chuva, monte um sistema de captação pluvial com cisternas para o armazenamento dessa água. As cisternas podem ser instaladas tanto na área externa quanto no subsolo, e é possível integrá-las ao sistema hidráulico do projeto da casa. Algumas cisternas podem ser conectadas à máquina de lavar roupa, aproveitando a água da lavagem para outros usos.

Diminua a produção de lixo

Para construir uma casa sustentável, é preciso se preocupar com a produção de lixo e resíduos tanto no momento da obra quanto depois, durante a rotina dos seus moradores. 

Durante a construção, opte por materiais sustentáveis, recicláveis e que geram menos entulho. O ramo da construção civil tem evoluído muito no desenvolvimento de soluções para construções mais responsáveis. Existem diversas opções acessíveis no mercado como, por exemplo, os tijolos ecológicos, que permitem o uso de menos recursos para a estruturação da casa, ou o concreto feito a partir de processos de reciclagem.

Ao mobiliar a sua casa, busque móveis antigos, que podem ser reformados, ou feitos de materiais reaproveitados. Há diversas marcas que produzem peças feitas de madeira sustentável. No Brasil, esses móveis são identificados com o Selo Verde, concedido pelo Conselho Brasileiro de Manejo Sustentável.

Para a rotina na casa após a construção, a reciclagem do lixo produzido é uma tarefa muito simples e importante para o meio ambiente. Se não houver coleta seletiva em sua cidade, entre em contato com ONGs de catadores ou empresas que fazem a coleta de reciclados. Coloque uma lixeira especial para os itens recicláveis e envolva todos os moradores da casa na separação do lixo. O lixo orgânico, por outro lado, pode ser reaproveitado como adubo por meio de compostagem.

Renove o ar com plantas

O projeto paisagístico é fundamental para quem quer ter uma casa sustentável. As plantas são responsáveis pela renovação do ar no ambiente e por criar um local mais fresco e arejado. Aproveite esses benefícios na decoração interna da casa, no jardim ou na montagem de uma horta.

Pensando na lógica do reaproveitamento, é possível usar embalagens para auxiliar na plantação e, como já mencionado, aproveitar o lixo orgânico para a adubação do seu canteiro. Para aproveitar melhor o espaço, é possível fazer a plantação na vertical por meio de suportes nos muros.

Além dos muros, o telhado da casa também pode servir para o plantio. As tecnologias atuais permitem o desenvolvimento de ecotelhados, telhados feitos a partir de diversas camadas, criando um sistema de drenagem que viabiliza a construção de um jardim suspenso na laje de casa.

A irrigação das plantas pode ser feita com a água da chuva armazenada em cisternas, diminuindo, assim, o gasto com água tratada.

Aproveite o sol

O sol é uma importante fonte de energia que pode ser melhor aproveitada. Assim, a captação de energia solar é uma alternativa interessante para a redução do consumo da energia gerada por hidrelétricas ou termelétricas.

Desta forma, faça a instalação de placas fotovoltaicas para a captação de energia solar. As placas fotovoltaicas produzem energia limpa e renovável, economizando e empregando melhor a luz solar. Outra opção para usar a energia do sol a seu favor são as placas solares, que usam o calor emitido pelo sol para aquecer a água dos chuveiros, pias e até mesmo da piscina. 

No ambiente externo, as lâmpadas solares são uma boa escolha. Equipadas com spots que acumulam energia solar durante o dia, servem perfeitamente para iluminar o jardim durante a noite.

Escolha o local ideal para a construção

A experiência de morar em uma casa sustentável só é completa quando o local onde ela será construída também segue as premissas para um ambiente mais agradável. Por isso, conte com os empreendimentos da Vale e Corrêa. Temos as melhores opções de loteamento e condomínio fechado para você e sua família. Confira!

Facebook
Twitter
Email

Artigos Relacionados

Checklist para uma mudança sem estresse

Checklist para uma mudança sem estresse

Começar o planejamento da mudança com antecedência é um passo fundamental para assegurar uma transição tranquila e eficiente. A antecipação, através de um checklist de

alto da boa vista

Alto da Boa Vista: onde o conforto e a natureza se encontram

O Alto da Boa Vista é o destino perfeito para construir o seu lar dos sonhos! Localizado logo após o bairro Filgueiras no início da cidade de Chácara-MG, nosso empreendimento imobiliário foi projetado com o intuito de proporcionar a você uma experiência única e harmoniosa com a natureza.